O cooktop, também chamados de fogões de mesa, são uma verdadeira febre entre quem curte cozinhar? Seu grande diferencial é que ele, além de elegante, ele traz funcionalidade a qualquer cozinha. Mas será que ele prepara todo tipo de prato? Ele encara todas as receitas? A reposta: sim!
O segredo está em saber que, na hora de comprar um cooktop você precisa ter em mente que os diferentes modelos ? gás, elétrico e por indução ? têm suas particularidades e funcionam melhor ou pior para cada perfil de usuário.
Vem com a Lu que eu te ensino a escolher o cooktop ideal para a sua casa!
Gás: economia e trabalho poupado
Quem escolhe um cooktop a gás sai ganhando três vezes: primeiro, ele é mais econômico; segundo é fácil de instalar e terceiro é ainda mais fácil de usar!
Sabe por quê? Simples: como a maioria das casas já tem instalação de gás fica fácil começar a utilizar o seu cooktop imediatamente. Ah, e você ainda pode economizar ao utilizar gás natural, que tem um custo menor.
Eletricidade: basta uma tomada para o show começar
Assim como os modelos a gás, os cooktops elétricos são muito fáceis de começar a usar. Basta ter uma tomada com aterramento (para garantir a segurança) e você começar a preparar suas receitas.
Outra vantagem é o ajuste diferenciado das temperaturas. Ao pilotar o cooktop, você pode variar as temperaturas para baixo e para cima com rapidez e exatidão, facilitando atingir o ponto ideal de um prato.
Indução: alta tecnologia a seu favor
Os modelos de cooktops aquecidos por indução são praticamente milagres da tecnologia. Eles começam a funcionar automaticamente quando você coloca a panela sobre eles, nos lugares indicados. O aparelho ?entende? que você quer cozinhar e começa a esquentá-la, basta você fazer o ajuste da temperatura necessária. Gostou, né?
E mais: toda a energia elétrica utilizada no processo é dirigida para a comida, sem desperdícios. O sistema garante que nenhum calor fique no aparelho ou se peca no ambiente. Na prática, isso significa maior eficiência, logo, maior economia de eletricidade.
Quando a panela, confeccionada em material especial, é retirada, o aparelho esfria automaticamente, diminuindo os riscos de acidentes, especialmente com crianças.
A instalação desse modelo exige maiores cuidados e por isso deve ser feita por um profissional. E, claro, as panelas precisam ser próprias para este tipo de tecnologia.
Fonte: http://www.magazineluiza.com.br
.