Sim, um dos eletrodomésticos que faz a diferença no dia-a-dia de qualquer casa é também um dos mais caros. Portanto, vale a pena investir alguns minutos e avaliar qual é a melhor máquina para o seu perfil. Para ajudar no momento da decisão, confira abaixo quais itens melhor se adequam ao tipo de lavadora que você precisa.

Veja a Parte 1 desse artigo.

Qual o tamanho da lavadora?
A capacidade de lavadoras de roupa vai de seis a 15 quilos de roupas. O que você precisa depende do tipo e a quantidade de lavagens que serão realizadas, além do espaço que dispõe para armazenar a máquina. Escolher uma máquina com capacidade menor do que você realmente usa significa maiores gastos com água e energia, já que mais lavagens serão necessárias.

Além disso, é essencial avaliar a opção por um modelo semi-automático, tipo tanquinho, já que não centrifugam a roupa, demandando mais tempo para secagem, detalhe que merece atenção. Caso o seu o volume de peças seja pequeno, contudo, esse padrão de lavadora apresenta custo menor para aquisição e também pode representar economia de energia.

Se a necessidade exigir as chamadas máquinas automáticas, existem variações de capacidade que merecem atenção para não gerarem aumentos desnecessários às suas contas de consumo. As de seis a nove quilos são indicadas para solteiros ou casais que tenham até um filho.

A maioria desses eletrodomésticos possuem funções mais completas em comparação ao tanquinho e são compactas o bastante para espaços mais apertados.

lavadora_frontal

ScreenHunter_010

Já as lavadoras com capacidade de dez quilos são indicadas para famílias que possuem até quatro membros, comportando um volume maior de roupas em uma mesma lavagem. Para casas com cinco pessoas ou mais, são indicadas máquinas de 12 a 15 quilos. Essas máquinas também são as melhores para quem deseja lavar em casa peças mais pesadas, como edredons e tapetes.

Máquinas de agitação (top load) ou máquinas de tombamento (front load)?
As máquinas nas quais a roupa é colocada por cima, também conhecidas por top load, funcionam por sistema de agitamento. A principal vantagem delas é a praticidade de parar o sistema a qualquer hora para acrescentar mais peças de roupa ou qualquer outro item. Já as máquinas que funcionam por sistema de tombamento precisam de espaço maior, já que sua abertura é frontal. Além disso, o sistema não pode ser interrompido no meio da lavagem. Porém, elas possuem maior durabilidade e agridem menos a roupa.

Algumas lavadoras de front load são também têm a função de secagem. Esses modelos são uma boa opção para quem não conta com espaço suficiente para secar adequadamente as peças. Porém, vale lembrar que nem todos os tecidos podem ser expostos à secadora. Observe o que as etiquetas das suas principais peças de uso cotidiano indicam quanto ao uso de mâquina para secar, evitando que a solução se transforme em problema.

ScreenHunter_011

ScreenHunter_012

ScreenHunter_013

ScreenHunter_016

Sustentabilidade
Em média, as lavadoras levam cerca de dez anos para serem trocadas. Por ser um dos eletrodomésticos mais utilizados nos mais diversos lares, é válido comparar o consumo de água e energia de cada aparelho. Existem no mercado modelos que regulam automaticamente o volume de água necessário para a lavagem de acordo com o peso das roupas colocadas, o que além de ser ideal para o bolso, também é bom para o meio ambiente.
Existem 4 produtos que podem te ajudar a lavar/cuidar das suas roupas:

Além disso, existem MUITOS fatores para se levar em consideração: se o eletrodoméstico é automático, semi-automático, se ele centrifuga ou não, se o painel é digital, se a retirada de água é manual ou direta, os processos de lavagem.
Vamos fazer um jogo de perguntas rápidas e objetivas para conhecer um pouco mais sobre essa invenção magnifique:

Front Load ou Top Load? Front Load é a da porta frontal, a redondinha. Já a outra é a mais comum, é a que o topo da máquina abre.

De quantos quilos?
Aí vai variar do quanto de roupa você costuma lavar e o peso delas. Quem usa pouco, pode utilizar uma máquina menor. Já as grandes famílias, a de peso maior. Ah, se você possui aqueles cobertores pesadinhos é bom pegar, pelo menos, uma de 10 quilos, capaz de suportar esse peso.

Automática ou semi?
A primeira faz todo o serviço, chegando quase a já deixar a roupa seca!! Já a segunda opção é a que possui menos funções e precisa de ajuda para realizar alguns serviços como a colocação do sabão, retirada da água do enxágue.

Como assim retirada da água?
Você precisa desencaixar a mangueira que fica guardada num suporte traseiro do aparelho e colocá-la próximo a um ralo. Para enxaguar a roupa você terá que colocar mais água e acrescentar o amaciante. Máquinas que precisam dessa retirada manual geralmente não contam com a função de centrifugar.
E o aquecimento? Presente nas máquinas automáticas, é uma boa opção para lavar as roupas muito sujas, eliminar germes e bactérias e eliminar melhor o sabão.

Tombamento ou agitação? WTF?
E não é que é mais simples do que parece? O tombamento é o sistema de lavagem das máquinas cujo cesto interno é deitado. A movimentação é feita de cima para baixo. Agora, sabe aquelas lavadoras que possuem um tubo no meio? Essas utilizam o sistema de agitação, no qual a movimentação é meia circular (vai-e-vem).

Cadê a cestinha que estava aqui?
Muitas máquinas possuem compartimentos para que você coloque o sabão em pó, amaciante e alvejante mas, caso a sua máquina não o contenha, o jeito é acompanhar todo o processo de lavagem e ficar de olho para despejar esses produtos manualmente.

FUNÇÕES DE LAVAGEM
Programas de lavagem: máquinas automáticas têm vários programas que garantem a lavagem mais adequada para cada tipo de roupa como jeans, cobertor, roupa íntima, edredom entre outras. Esses programas regulam nível de água, tempo de centrifugação e outras funções, contribuindo para que suas roupas durem mais e saiam inteiramente limpas.

Ciclos de lavagem: são partes menores dos programas de lavagem com ações determinadas como, por exemplo, um ciclo só para lavar, só para enxaguar, só centrifugar etc.

Níveis de água: essa função regula o nível de água que vai na cuba. Alguns modelos de lavadoras até mesmo indicam a melhor dosagem de sabão e o nível de água de acordo com a quantidade de roupa (volume) que você colocou no cesto para lavar.

Molho: modelos mais atuais tem molho misto, ou seja, realizam várias agitações em pequenos intervalos de tempo, misturando melhor a roupa com água e sabão. Isso aumenta a eficiência na remoção da sujeira.

Funções inteligentes: alguns modelos conseguem “sentir” a quantidade e composição de roupas através de circuitos inteligentes. Ao realizar esses cálculos fazem ajustes automáticos no nível de água, tempo de lavagem e centrifugação, alcançando resultados melhores gastando menos energia;

Função adiar lavagem: permite que a lavagem comece num horário determinado, possibilitando por exemplo, regular o término do processo com a sua chegada em casa após o trabalho.

Função tira manchas: Ideal para remoção das manchas mais difíceis, tipo sujeira de colarinho, punhos e meias, sem a necessidade de esfregar antes. Ao ser selecionada, essa função ajusta automaticamente a temperatura da água para morna, que será aquecida para auxiliar na remoção de manchas de origem orgânica.

Função amaciante: Permite que suas roupas fiquem imersas em água com amaciante por até 12 horas, saindo cheirosas e com toque suave após a centrifugação.

FUNÇÕES DE ENXÁGUE
Na hora de retirar das roupas o sabão e o amaciante, o processo em si muda de acordo com o modelo da lavadora. Pode ser feito pelo “jato limpante” (sistema de enxágüe com características especiais para uma melhor remoção do sabão das roupas) ou por programação de um ou mais enxágues extras para remoção completa do sabão.

ScreenHunter_014

ScreenHunter_015

FUNÇÕES DE CENTRIFUGAÇÃO
O tambor gira para retirar a água das roupas. Como se fosse “torcer a roupa”. Alguns modelos permitem regular o processo por velocidades diferentes, outros, contam com a função de centrifugação econômica, garantindo a mesma eficiência, mas com pausas durante a centrifugação para uma maior economia de energia.
Antes de mais nada, é muito importante ler o manual da sua lavadora de roupas. Alguns modelos possuem particularidades que precisam ser de conhecimento do proprietário para evitar qualquer estrago.

– Para limpar a parte externa da máquina de lavar, use um pano com água e sabão neutro (evitando sempre produtos abrasivos para não manchar a lavadora).
– Para higienizar o compartimento interno, use um litro de água sanitária e programe a máquina para rodar com alto nível de água. Isso removerá os resíduos de amaciante e sabão que ficam impregnados no interior da máquina.
– Com o processo de lavagem, os filtros da lavadora retém os fiapos dos tecidos e com o tempo é preciso limpá-los para não interferir no bom funcionamento do filtro. Para isso, use apenas água para remover.
Dicas
– Separe as roupas de acordo com as cores. Brancas, pretas e coloridas não podem ser lavadas juntas.
– Preste atenção no tecido da peça também.
– Roupas não muito sujas e/ou delicadas devem ser lavadas com os programas de lavagem rápida. Já as muitos sujas podem ficar de molho.
– Camisas de futebol devem ser lavadas do lado avesso.
– Cuidado com as roupas íntimas! O indicado é que elas sejam lavadas no programa de roupas delicadas e dentro de saquinhos específicos para protegê-las.

Veja a Parte 1 desse artigo.

Fontes:
http://www.magazineluiza.com.br
http://www.sayido.com.br
http://sossolteiros.virgula.uol.com.br
http://mulher.uol.com.br