O ferro de passar é um aparelho que começou a ser utilizado a centenas de anos. Desde o século IV já existiam meios de se passar as roupas, principalmente as femininas.
Os chineses foram os primeiros a utilizar uma forma rudimentar desse instrumento que consistia em uma panela cheia de carvão em brasa, e manuseada através de um cabo comprido, a fim de obter o resultado desejado.
Desde então começaram a surgir as mais variadas formas de se alisar e dar brilho as roupas como: ferro a carvão, ferros a cunha, ferros a base de combustível líquido ou gasoso até chegar ao atual modelo movido à eletricidade.
Indispensável a qualquer lar, o ferro de passar, em sua linha de evolução, passou a ser fabricado com materiais cada vez mais leves e duradouros como plástico, alumínio polido, aço inoxidável e teflon além de tecnologias e acessórios mais modernos como: jatos de vapor, superfícies antiaderentes, regulagem de temperatura específica para cada tipo de roupa, até os mais avançados equipados com sensores de movimento e base removível (sem fio).
Todos estes avanços tecnológicos garantiram ao consumidor tudo o que ele precisa: melhor desempenho, segurança, garantia, assim como design e cores mais modernos e melhor custo benefício.
-
Uma das preferências do ferro é a saída de vapor. Esta função está relacionada com a sua potência, de forma que quanto mais potência tiver o ferro maior será a potência da saída de vapor.
-
O vapor é um bom aliado para acabar com as rugas mais rebeldes, inclusivamente pode facilitar o passar de cortinas diretamente sem as remover.
-
Ao escolher um ferro de passar é aconselhável que a base do ferro seja de cerâmica, uma vez que duram mais e não se colam à roupa, prevenindo assim que a mesma acabe estragada.
-
Tente escolher um ferro que não pese demasiado, já que pode originar uma grande dor de costas que com o tempo pode afetar a sua saúde.
-
Os ferros mais modernos possuem um dispositivo de segurança mediante o qual o ferro atinge a temperatura adequada e depois desliga, não se sobreaquecendo. É seguro e aconselhável um ferro com estas características.
-
Compare sempre as características do ferro que pretende escolher, as suas funções e o preço e escolha conforme as suas necessidades, mas pensando sempre na qualidade e na duração do eletrodoméstico, não se deixe levar apenas pela marca.
-
Depois de comprar o seu ferro, é necessário realizar uma correta limpeza e manutenção, para que não estrague as nossas roupas e dure por muito mais tempo.
Existem atualmente no mercado quatro tipos de ferro de passar:
- Ferros a seco: São os ferros tradicionais, sem nenhum acessório adicional. Se encontram em desuso, sendo substituídos por modelos mais avançados.
- Ferros a vapor: Indicados para uso domésticos, utilizam o vapor para facilitar a eliminação vincos e rugas nas roupas.
- Ferros geradores de vapor: São de uso profissional, utilizados em lavanderias.
- Ferros compactos: Pequenos, portáteis e leves, são destinados para aqueles que costumam viajar muito e necessitam de espaço.
Quais são os materiais mais utilizados na fabricação do ferro de passar? Os mais comuns são os com corpo feito a partir de plástico. Já a base do ferro é mais variada, os mais comuns são feitos a base de alumínio, antiaderente, aço inoxidável, teflon e alumínio polido. A grande novidade dos mais novos são as pastilhas anti-calcário, que não permitem a formação de depósitos de impurezas no interior do aparelho, aumentando em 70% a sua vida útil.
A quais itens devo estar atento na hora da compra do produto?Primeiramente, é de suma importância na hora da compra, dar preferência para os ferros de passar que possuam o selo de qualidade do INMETRO, o que garante que ele foi testado pelos mais rigorosos testes de controle de qualidade. Em segundo, de preferência aos ferros de passar a vapor, que facilitam na hora de passar a roupa. É importante também escolher o tipo de base, como as citadas na pergunta anterior.Quanto mais novo o modelo, maior é a tendência de gastar menos energia, devido a novos sistemas que são empregados como liberadores de vapor mais eficientes, com regulagem de temperatura mais apurada etc. Outros itens importantes na hora da compra são: peso, potência e comprimento do fio que facilitam em muito a vida do usuário.
Como economizar energia com o ferro elétrico?O ferro de passar, por causa de sua resistência que gera muito calor, costuma ser um dos principais equipamentos utilitários da casa que gastam energia. Para prevenir e economizar um pouco no fim do mês é importante seguir algumas regrinhas:
- Acumule o máximo de roupas para serem passadas de uma vez.
- Primeiro passe as roupas mais finas e delicadas, já que necessitam de menos calor.
Como obter o máximo proveito do ferro na hora de passar as roupas?
Para obter um melhor desempenho para passar suas roupas é importante ficar atento a alguns detalhes:
- Sempre que puder use o vapor para passar as roupas mais amassadas.
- Nos ferros a vapor, leia as instruções. Alguns modelos necessitam de água destilada.
- Se precisar interromper o serviço, desligue o ferro da tomada.
- Não seque demais a roupa, a umidade facilita o trabalho de passar.
- Nunca deixe o ferro ligado sem nenhuma supervisão.
- No caso de ferros de passar com reservatório de água fixo, tome a precaução de desligar o fio antes de enchê-lo e não se esqueça de esvaziar o reservatório após utilizá-lo.
Como devo efetuar a limpeza do ferro de passar?
Para efetuar a limpeza, espere o ferro esfriar completamente. Depois, limpe sua base e superfície com um pano umedecido em água e detergente neutro. Seque-o bem com um pano macio. Nunca utilize produtos abrasivos que possam danificar a base do ferro como: palha de aço, esponjas, entre outros. Se o ferro apresentar manchas após passar roupas sintéticas deve-se passar parafina (vela comum), na base do ferro ainda quente. Em seguida passe o ferro em uma superfície de algodão, exercendo uma pequena pressão para limpá-lo.
Como saber a qual temperatura deve ser passada a roupa?Se você é iniciante, o mais aconselhável é olhar na etiqueta da camisa o forma mais adequada para se passar à roupa. Os níveis máximos de temperatura a que se pode passar são indicados através de símbolos, como mostra a tabela abaixo:Suporta a temperatura máxima de 200ºC- Suporta a temperatura máxima de 150ºC
– Suporta a temperatura máxima de 110ºC
– Não utilize o ferro de passar
Fonte: http://casa.umcomo.com.br e http://www.buscape.com.br/