De acordo com a Organização das Nações Unidas, cada pessoa necessita de 3,3 m³/pessoa/mês (cerca de 110 litros de água por dia para atender as necessidades de consumo e higiene). No entanto, no Brasil, o consumo por pessoa pode chegar a mais de 200 litros/dia.

Banho de 15 minutos?
O banho deve ser rápido. Cinco minutos são suficientes para higienizar o corpo. Um banho de ducha por 15 minutos, com o registro meio aberto, consome 135 litros de água. Com registro todo aberto chega a 200 litros.

Economizar água durante o banho é questão de mudança de hábito, mas existem dispositivos eletrônicos, conhecidos como temporizadores de chuveiros elétricos, que controlam o tempo do banho quente e interrompem o aquecimento da água após o período escolhido. É possível comprar esse aparelho por preços entre R$ 89 e R$ 130.
economizador_de_agua_chuveiro1

O temporizador funciona como um cronômetro, normalmente com períodos entre três e 15 minutos e que precisam ser definidos antes do banho começar. Quando a torneira é aberta, o tempo começa a contar. Alguns aparelhos também têm luzes que mostram a regressiva com as cores verde, amarela e vermelha, além de avisos sonoros que a água quente está chegando ao fim. Se o banho for mais longo, será gelado.

Esses temporizadores controlam ainda o intervalo entre um banho e outro – que variam, em média, entre 30 segundos e 5 minutos – para impedir que a pessoa tente “enganar” o dispositivo e comece um novo banho, também quente. A instalação é simples e, segundo os fabricantes, pode ser feita somente com as instruções do produto.

Basicamente, o aparelho é composto por dois pares de fios: um deles é colocado no chuveiro para cortar a energia e regular a temperatura, e o outro par é conectado na rede de energia. O temporizador funciona como um pequeno painel de controle, onde o tempo do banho e o intervalo entre as duchas são definidos.

Fontes: http://www.sabesp.com.br e http://g1.globo.com/