Quem não gosta de um café delicioso feito na hora? Uma cafeteira elétrica ou expresso pode dar esse prazer de modo prático e rápido, por isso as cafeteiras são tão procuradas. Ideal para quem está sempre com pressa as cafeteiras elétricas caíram no gosto popular tornando-se fundamentais para qualquer escritório ou na própria casa.
Como escolher uma cafeteira?
Há cafeteiras de pequeno, médio e grande porte. Geralmente, a grande serve para escritórios; a média para casais ou pequenas famílias e a pequena é ideal para quem mora sozinho. Você pode considerar algumas características que atendem às suas expectativas e necessidades, como marca, design, cor, preço, capacidade e recursos. Mas o ideal é você ter noção da capacidade lhe atenderá. Pois adquirir uma cafeteira que tem capacidade de 20 xícaras por jarra seria um tanto quanto “desnecessário” para alguém que more sozinho.
O que é o timer programável da Cafeteira?
É um dispositivo que permite a programação automática do início de preparo do café com até 24hs de antecedência. Facilitando a vida daqueles que não podem sair de casa sem um cafezinho. Você poderá programar a cafeteira durante a noite, antes de dormir, para te servir assim que acordar.
Quais são as diferenças das cafeteiras “Expresso”?
Diferentes das cafeteiras elétricas tradicionais, as expresso preparam cafés mais encorpados. De origem italiana, o café expresso é coado sob pressão, seja mecânica ou vapor. A pressão é a responsável pelo impacto que força a água contra o pó, resultando um café forte. Ela funciona com uma bomba de alta pressão, com aproximadamente 15 bar (unidade de pressão atmosférica). Esse tipo de cafeteira geralmente possui caldeira para cafés, capuccinos, chás e pode-se escolher entre café fraco, médio e forte. A rica camada de creme serve para manutenção da temperatura, preservação do aroma e é o sinal mais importante de que o expresso foi bem tirado.
O que devo saber antes de comprar uma cafeteira?
Por ser um equipamento elétrico, você deve se prevenir de alguns problemas que podem acontecer. Procure verificar se a cafeteira de sua escolha é resistente a umidade, por exemplo. Pois no caso de o líquido transbordar a isolação elétrica fica imune de eventuais choques elétricos. Outro fator é o caso de impacto do aparelho e principalmente da jarra. Esses equipamentos devem estar preparados a sofrerem eventuais quedas e qualquer tipo de choque para não causar perigo a integridade a sua integridade física.
Cafeteiras Elétricas
As cafeteiras elétricas costumam oferecer um preparo rápido da bebida e são compostas por jarra, compartimento para filtro e reservatório para água. Além disso, esses portáteis são fáceis de manusear e apresentam preços bastante acessíveis.
A capacidade de uma cafeteira normalmente varia de 4 a 12 xícaras. Alguns modelos trazem sistema corta pingos para evitar sujeira e placa de aquecimento para manter o café aquecido por mais tempo.
Cafeteiras Expressas
São máquinas potentes que possibilitam diferentes opções de preparo. A cafeteira de expresso pode variar de acordo com a capacidade de xícaras, preparação do café, design e funções oferecidas.
Determinados modelos são capazes de servir até duas xícaras simultaneamente, ampliando a praticidade do produto. Entre os exemplares há versões que utilizam sachês, outras que só usam pó comum e cafeteiras que trabalham com essas duas opções.
Boa parte desses produtos conta com reservatório para leite e bico vaporizador para proporcionar bebidas muito mais espumantes e cremosas, inclusive cappuccinos.
No mercado é possível encontrar ainda cafeteiras de expresso que permitem a regulagem do tipo de café. Assim, pode-se preparar bebidas fracas, médias ou fortes.
Nespresso
Trata-se de uma série diferenciada de cafeteiras. Populares no mundo todo, elas asseguram um preparo rápido e, alguns exemplares, que apresentam reservatório para leite, são capazes de fazer outros tipos de bebida como cappuccino, latte e mocha.
Os modelos Nespresso são conhecidos pelas suas tradicionais cápsulas, pequenos recipientes com pó de grãos sofisticados. São 16 Grand Crus, que contemplam categorias como espresso, espresso de origem pura, lungo e descafeinado, além de apresentarem aromas de mel, limão, cacau, vinho, floral, especiarias, entre outros.
Os designs dessas cafeteiras são modernos e conferem à cozinha um ar mais elegante. Além disso, elas são fáceis de operar e trabalham com um sistema de extração de alta pressão, que permite revelar todo o aroma do café e preparar espumas de leite mais densas.
Chaleiras Elétricas
Esses produtos são ótimas alternativas para se ter água quente em pouco tempo e de maneira prática, o que é perfeito para quem gosta de apreciar um bom chá a qualquer hora do dia. Esse tipo de eletroportátil também facilita o preparo de sopas e bebidas instantâneas.
No mercado, é comum encontrar chaleiras produzidas com materiais como ferro e aço inoxidável. Para evitar queimaduras, muitas versões são revestidas externamente com plástico. Além disso, a maioria dos exemplares apresenta pegador anatômico e capacidade para 1,5 litros de água.
Algumas chaleiras têm base e jarra sem fio, que pode ser levada à mesa sem qualquer complicação. Tampa com trava de segurança e sistema de desligamento automático são outras vantagens encontradas em muitas versões.
Mais sobre Cafeteiras
Você encontra no mercado diferentes modelos de cafeterias com as mais variadas tecnologias dedicadas a tirar de grãos selecionados, ou do pó já moído, o melhor aroma, textura e sabor.
Para começar, entenda a diferença entre café coado e café expresso!
O café expresso é uma bebida à base de café preparado através da passagem de água muito quente sob alta pressão (900?1000 kPa) pelos grãos moídos. Foi criado e desenvolvido na Itália desde o início do século XX. O resultado deste processo é uma bebida com maior consistência e uma quantidade maior de sólidos dissolvidos por volume.
Para que ele seja preparado é necessária uma cafeteira própria que se compõe basicamente de uma câmara para a água, um reservatório para o pó ser prensado e uma saída de pressão. Alguns modelos são acompanhados por outros acessórios e existem até mesmo aqueles que são automáticos.
Curiosidade
Os italianos convencionaram o café expresso padrão diante de alguns critérios como: utilizar sete gramas de café em pó; temperatura de 86 graus; 30 segundos fazer até 50ml de café; conseguir fazer uma espuma consistente e uniforme.
E o café coado?
É o nosso cafezinho tradicional, bebido em todo o país! Neste tipo de preparo, a água, após fervida, é colocada no recipiente que contém o pó, que é filtrado por um filtro de papel. O resultado é a bebida menos densa que o café expresso, mas ainda com aroma e sabores agradáveis.
A cafeteira para esse tipo é mais simples, a chamada cafeteira elétrica, trabalhando apenas para esquentar a água e levá-la até o filtro de papel. O processo é simples mais engenhoso.
Quando se coloca a água numa cafeteira deste tipo, ela é fervida através de um sistema simples e inteligente de aquecimento. Assim que o café fica pronto, essa mesma resistência de aquecimento o mantém aquecido por, mais ou menos, duas horas.
Para incrementar ainda mais o processo, alguns modelos contam com o chamado corta-pingos?, localizado no porta-filtro, que interrompe automaticamente a filtragem quando a jarra é retirada ao aparelho, facilitando e permitindo que durante o preparo você se sirva de sua bebida predileta (seja café ou chá), sem que o líquido respingue. Aí, sim!
Algumas dicas para você preparar o seu café
Porta filtro no lugar: deve ser mantido sempre encaixado em sua cafeteira, pois o café ficará mais gostoso quando esta peça é pré-aquecida.
Xícaras sempre quentinhas: é aconselhável esquentar a xícara antes de tirar o café, se a xícara estiver fria, consequentemente o café sairá frio, pois ela irá trocar calor com o café.
Moinho: deve ser regulado corretamente de acordo com a qualidade do grão do café utilizado. A moagem muito fina ou grossa pode interferir no funcionamento da máquina e na qualidade do café. O tempo ideal para extração do café expresso é entre 25 a 30 segundos.
Escolha dos filtros e do nível de moagem
Outra dica bem legal é conhecer o tipo de filtro que você deve usar em sua cafeteira. Não pense duas vezes: consulte o manual de instruções do modelo. Afinal, existem modelos com tamanhos diferentes.
O filtro de papel deve ter o mesmo tamanho e forma do porta-filtro. Coloque o pó no filtro, espalhando-o uniformemente. Não compacte e nem aperte a camada de café; a água utilizada deve ser pura e limpa, de preferência água filtrada ou mineral na preparação do café; jogue fora o filtro e o café já usados.
E olha só que legal, para um café mais gostoso, utilize pós com moagem média ou fina. Pesquisei e descobri que o recomendado é de 80g a 100g de pó para 1 litro de bebida, o que dá mais ou menos 5 a 6 colheres de sopa.
Outros tipos de cafeteiras
De um lado temos a cafeteira elétrica tradicional, de outro a cafeteira para café expresso – modelo italiano.
Um modelo que tem feito bastante sucesso é a cafeteira de cápsulas. Elas utilizam um prático sistema de sachês que fazem não só o expresso como diversas bebidas a base de leite. Você compra sua ?coleção? de cápsulas e pode degustar uma bebida diferente por dia. E aí gostou?
Mas nem só de tecnologia vive a variedade no mundo dos cafés. Modelos tradicionais como a cafeteira italiana também fazem sucesso. Ela tem o formato de um bule facetado, que é um charme só! Ela funciona de forma diferente de tudo o que você viu até agora: na parte inferior vai a água, na superior o café sai prontinho e quentinho. A moagem do pó, neste caso deve ser mais grossa.
Fonte: www.magazineluiza.com.br, www.buscape.com.br e www.casasbahia.com.br