No frio é uma boa hora de comprar um ar condicionado, pois os preços estão mais baixos. Mas também com altas temperaturas, recomeça a procura por aparelhos de ar-condicionado. Para quem detesta o quebra-quebra em casa para fixar o eletrodoméstico na parede, tem uma boa opção: é o ar-condicionado portátil. Trata-se de um aparelho com rodinhas que pode ser instalado em qualquer canto da casa e que desempenha a mesma função de um modelo fixo.
A grande vantagem do ar-condicionado portátil é a rápida e fácil instalação do aparelho em qualquer cômodo da casa ou escritório. É uma boa opção para ser usado em locais onde não vale a pena instalar um modelo fixo porque nem sempre há o registro de altas temperaturas ou porque não há estrutura que permita a sua instalação.
O funcionamento do ar-condicionado portátil é igual ao do modelo fixo. Vale lembrar que ele não é totalmente portátil, já que para o seu funcionamento correto, será necessária a instalação, em um ambiente externo como uma janela ou uma varanda, de um tubo acoplado a ele e que será responsável por fazer a transferência de calor do ar do espaço climatizado para o ar exterior.
Mas para a instalação desse tubo não é preciso fazer furos na parede. Por outro lado, como o aparelho não é fixado na parede, ele vai ocupar um espaço a mais no cômodo.
Como o ar-condicionado não é um aparelho que, geralmente, é usado o ano todo, escolha um que tenha o tamanho e a potência que estão dentro das suas necessidades e que vá atender as suas expectativas. Para facilitar o manuseio e a utilização do aparelho, evite os modelos que têm disponíveis funções extras que não serão usadas com muita frequência.
Por isso, informe-se sobre questões como a metragem do ambiente em que pretende usar o aparelho, potência necessária, instalação elétrica e formas de vedação. Lembre-se de observar a eficiência energética do aparelho, assim você poderá evitar sustos com a chegada da conta de energia.
Não se esqueça de exigir a nota fiscal no ato da compra, porque ela vai ser a sua garantia em caso de panes ou defeitos. Após a compra, o primeiro passo é ler atentamente o manual de instruções onde constam todas as informações necessárias para o funcionamento do aparelho. Procure se informar sobre as funções disponíveis no ar-condicionado, como a desumidificação, ventilação, sleep e o timer.
Fonte: http://www.magazineluiza.com.br