Quem que não gosta de um ambiente fresquinho? E hoje, cada vez mais pessoas têm o conforto de um ar-condicionado, mas muitos ainda têm dúvidas, como eu, sobre o uso e ainda acreditam em antigos contos sobre o aparelho. Algumas dúvidas são respondidas a seguir.
1 – Ar condicionado faz mal à saúde?
Não, muito pelo contrário. Além de aquecer o ar, o equipamento também o filtra oferecendo mais qualidade ao ar que você respira. Por esse motivo, também é indicado o uso de condicionares de ar em hospitais.
2- Mas, o ar-condicionado pode me deixar gripado?
Não. O que acontece é que, à medida que você diminui a temperatura, todos os modelos de condicionadores de ar reduzem a umidade do ambiente, podendo deixar as mucosas um pouco mais ressecadas e irritadas, em alguns casos. Uma boa solução é adequar à temperatura de acordo com a sua necessidade. Recomenda-se temperatura de 24º para melhor conforto térmico com umidade aceitável.
3- É verdade que o ar-condicionado é realmente o vilão da conta de energia elétrica?
Não, o uso do aparelho não vai aumentar significativamente o valor da sua conta de energia elétrica. Como referência, podemos citar os consumidores, na cidade de São Paulo, que após a instalação do ar-condicionado passaram a pagar apenas mais 45 reais mensais acima do valor registrado nas contas anteriores, considerando o uso diário do produto por 8h em todos os dias do mês. É importante destacar que existem outros modelos ainda mais econômicos ? aqueles dotados de tecnologia Inverter.
4- É preciso fazer manutenção nos condicionadores de ar?
A limpeza dos filtros é bem simples e pode ser feita pelo próprio usuário, mensalmente, seguindo as orientações do manual do produto. Fazendo periodicamente a limpeza dos filtros evita-se o acúmulo de fungos e bactérias.
5 – Minha casa vai ficar mais barulhenta se eu instalar um ar-condicionado?
Não. Há opções de condicionadores de ar com tecnologia Inverter que oferecem menor nível de ruído. Esse ruído gerado pelo ar-condicionado é normalmente inferior ao ruído de fontes externas como: carros, motos, caminhão e etc, que podem ser percebidos quando a quando a janela fica aberta.
6 – Será que compensa comprar um aparelho se vou usufruir dele apenas no verão?
Claro que sim! Você pode optar por aparelhos que funcionam, também, no modo aquecimento, fazendo valer a pena o investimento e usufruindo do aparelho em dias frios, dispensando o uso de aquecedores de ar. Além, da filtragem do ar que pode ser utilizada em todas as estações.
7 – Posso comprar qualquer tipo de ar condicionado?
Não. Existem três tipos de condicionadores de ar: Janela (aqueles que são instalados através da parede), portátil (dispositivo móvel que precisa ser conectado à janela ou parede) e os splits (aqueles divididos em duas unidades a externa e interna interligadas por tubulação específica). É importante consultar um especialista para a correta orientação quanto ao tipo mais adequado de equipamento e disponibilidades técnicas do local.
Fonte: http://www.magazineluiza.com.br
.