Saiba qual máquina de lavar é melhor para você

As máquinas apresentam dois sistemas de lavagem diferentes, um é a lavagem por tombamento, onde o tambor na maquina de lavar é na horizontal, não contendo o batedor no meio.
A movimentação do cesto trabalha de maneira circular e faz com que a roupa se movimente de cima para a baixo, contra a água e a parede do cesto, esse movimento faz com que abra as fibras das peças auxiliando na limpeza das peças.
Lavadora_frontal
E a lavagem por agitação, onde o tambor é na vertical e esse já contém o batedor no centro como se fosse um tubo. O funcionamento desta máquina consiste em meia movimentação circular ( de vai e vêm ) da roupa e da água, por pás do agitador que fica no meio.

Veja a parte 2 desse artigo.

Em determinadas modelos de lavadoras com funcionamento de sistema de agitação, o agitador tem a combinação de pás e hélices, que promovem uma maior movimentação da água ao redor e das roupas que estão no cesto, retirando de forma ainda mais eficaz a sujeira das peças. Vale ressaltar que, para uma eficiência ainda mais garantida, algumas destas pás também giram de cima para baixo e vice-versa.

Características importantes
Design
A aparência dos novos modelos é tão variada quanto os tipos de roupas que são lavadas na máquina. Atualmente, as lavadoras de roupas podem ser brancas, vermelhas, acinzentadas ou pretas, com painel digital ou botões giratórios, com cestos de plástico ou em aço inox, que propiciam maior durabilidade.
Algumas marcas mantêm o estilo quadrado enquanto outras apostam nas linhas arredondadas, de qualquer maneira, a opção deve ser feita de acordo com o espaço disponível. Outro quesito importante que envolve o local onde a lavadora será instalada é o tipo de abertura: frontal ( Front Load ) ou superior (Top Load).
As máquinas com abertura superior são mais indicadas para ambientes menores, pois as de porta frontal necessitam de um vão para abertura, como, por exemplo, uma geladeira ou armário comum.

ScreenHunter_003

ScreenHunter_004

ScreenHunter_005

Sistema de lavagem
Nos modelos com abertura frontal (lavagem por sistema de tombamento) as roupas são movimentadas de cima para baixo, na direção contrária a água, gerando um atrito capaz de remover as sujeiras mais pesadas.
Nas lavadoras de roupas com abertura superior (sistema de lavagem por turbilhonamento ou agitação), roupa e água são mexidas contra as paredes do cesto, permitindo que o sabão penetre com maior facilidade nas fibras de tecido para remoção das impurezas

Capacidade
A capacidade das máquinas de lavar portáteis com capacidade para 1 kg de roupas, ideais para a lavagem de tecidos delicados e peças íntimas, às grandes lavadoras de 15,2 kg.
Para fazer uma boa escolha leve em consideração o volume de roupa suja que a sua família gera e quantas pessoas utilizarão a máquina. Por exemplo, lares com até quatro pessoas podem utilizar máquinas com capacidade de até 7 kg; famílias maiores precisam de uma lavadora com mais capacidade.
Não esqueça também de considerar os usuários esporádicos, como aquelas visitas que aparecem nos finais de semana, por exemplo, e quando vem traz uma trouxa enorme de roupa suja para ser lavada.

Acessórios
Em geral, as lavadoras de roupa dispõem de compartimento específico para sabão em pó, mas nem todas contam com dispenser para amaciante e alvejante. Este detalhe torna a lavagem muito mais prática e independente, pois os itens são liberados automaticamente sem que haja necessidade de acompanhar o processo.

Economia
As máquinas de lavar utilizam água e energia para funcionar, por isso, esteja atento ao consumo informado pelo fabricante para evitar desperdício.

Extras
Algumas máquinas oferecem até trinta programas de limpeza, entre os quais é possível escolher da lavagem de roupa social clara ao jeans muito sujo, passando por branco normal ou branco encardido. Alguns modelos também propiciam a regulagem da temperatura da água (fria, morna ou quente) e opção de enxágue econômico no qual é possível economizar cerca de 30% de água. Há lavadoras que também secam a roupa por sistema a vapor, entre outras inovações que tornam a tarefa muito mais simples e as roupas mais limpas e conservadas.

Algumas lavadoras oferecem funções que regulam o nível de água de acordo com a quantidade de roupa e adequam o ciclo de lavagem em virtude do tipo de sujeira das peças. Estas opções possibilitam redução dos gastos, pois são usados apenas os recursos realmente necessários.

Agora que você conhece bem todas as vantagens de uma lavadora de roupa moderna, o que acha de trocar a sua?

Antes de comprar a máquina de lavar roupas, analise bem as dimensões e funcionalidades de cada modelo
Item indispensável, a lavadora de roupas está entre os eletrodomésticos mais queridinhos em casa. Nos últimos anos, o mercado vem inovando com modelos mais compactos, design moderno, motores mais silenciosos e novas opções de cores para quem quer fugir do tradicional branco. Diante da variedade de produtos, veja como optar pela lavadora mais adequada às suas necessidades.

ScreenHunter_006

ScreenHunter_007

ScreenHunter_008

 

Entre as novidades, há modelos dotados de sistemas de reutilização de água e sensores que detectam a quantidade necessária para cada lavagem. Os produtos mais “sustentáveis”, que consomem menos água e energia, chamam a atenção do consumidor.

As lavadoras de roupas desenvolvidas atualmente consomem apenas 40% da quantidade de água utilizada por modelos fabricados há oito anos.

Muita roupa para lavar?
Por ser um bem durável, projetado para funcionar por até dez anos, a lavadora de roupas tem um custo por vezes elevado. O preço e a infinidade de opções e recursos agregados podem tornar complicado o momento de optar pelo melhor modelo.

Por isso, na hora de escolher a lavadora ideal, Leão sugere que o consumidor considere a quantidade e o tipo de roupa para lavar, a frequência de uso e as funcionalidades que podem ajudá-lo a realizar esta tarefa. Por exemplo, se a intenção é lavar edredons, é necessário pensar em modelos com capacidade a partir de 12 quilos.
“As dimensões do produto devem ser analisadas”, recomenda a gerente de produto da Electrolux, Joana Dias que lembra que o objetivo não deve ser apenas checar se a máquina cabe na lavanderia, mas avaliar também se o item está em harmonia com o ambiente.

ScreenHunter_009

Daniel Pereira

Para não causar danos ao motor, respeite a quantidade de roupas recomendada pelo fabricante.
Entenda que as lavadoras podem ser “top load”, aquelas com tampa/abertura superior e que lavam por agitação ou as “front load”, com abertura frontal, que lavam por tombamento. Para o gerente corporativo do Grupo Resolve Franchising, detentor da marca Doutor Eletro, Roberto Lemos, as de tampa frontal agridem menos as roupas.
De forma geral, segundo Lemos, os modelos por agitação têm a desvantagem de serem mais suscetíveis a quebras por causa do atrito com as roupas e da centrifugação desbalanceada.

Lavadora + secadora
Os equipamentos dois em um, que unem as funções lavar e secar em um mesmo produto, são indicados para espaços menores, que não comportam os dois eletrodomésticos. A eficiência desses produtos não é a mesma que a das máquinas que realizam as funções separadamente.
Os modelos dois em um costumam ter mais componentes eletrônicos e que ainda estão sendo aperfeiçoados.

Cuidados na hora da instalação
Tão importante quanto escolher a lavadora adequada é garantir que a instalação esteja de acordo com o recomendado pelo fabricante. Veja as dicas:
– Coloque a máquina em local protegido de raios solares e da chuva e distante de fontes de calor ou chamas, como churrasqueiras e aquecedores centrais.
– A superfície onde o item será posicionado deve ser plana e nivelada. Se necessário, regule os quatro pés do produto para que fiquem apoiados no chão.
– Use uma torneira exclusiva para o eletrodoméstico.
– Para um melhor escoamento da água, o cano para colocação da mangueira de drenagem deve ter no mínimo cinco centímetros de diâmetro.
– O plugue padrão das lavadoras é bipolar, por isso é necessário utilizar uma tomada bipolar exclusiva para ligar o produto.

Cuidados com a manutenção
A limpeza da parte interna da lavadora deve ser feita pelo menos a cada dois meses, mas esse período pode variar de acordo com a frequência de uso do consumidor. Para facilitar na tarefa, alguns modelos já possuem um dispositivo que alerta o consumidor quando a higienização deve ser realizada.
Para limpar o lado interno na máquina, a recomendação é colocar ½ litro de alvejante (água sanitária) diretamente no cesto e deixar a lavadora realizar o programa completo de lavagem na carga pesada e no nível mais alto de água.

Por sua vez, para a limpeza externa, use uma esponja macia ou pano umedecido em água e sabão neutro, em seguida remova todo o sabão e seque com um pano seco e limpo. Jamais devem ser usados produtos tóxicos ou substâncias abrasivas. As mesmas orientações valem para lavadoras em inox, que embora resistentes, podem sofrer corrosão quando atingidos por produtos de limpeza que contenham cloro.

As lavadoras são produtos muito específicos e que utilizam sistemas complexos. Por isso, a manutenção deve ser feita sempre por uma assistência técnica autorizada. Um dos principais erros na utilização é não respeitar a capacidade de carga, o que pode causar danos ao motor. Além disso, exagerar na quantidade de sabão e amaciante também pode comprometer a vida útil da máquina.

Escolher uma máquina de lavar pode parecer uma tarefa relativamente simples, mas vários itens devem ser levados em consideração antes de adquirir esse equipamento: capacidade, lavadora mais secadora em um único aparelho, lavadora de agitação (a que tem abertura por cima) ou de tombamento (a roupa é colocada pelo lado da frente da lavadora).

Veja a Parte 2 desse artigo.

Fontes:
http://www.magazineluiza.com.br
http://www.sayido.com.br
http://sossolteiros.virgula.uol.com.br
http://mulher.uol.com.br